Psicanalise Clinica - Natu Clinica

(99) 3525-1739
Clínica de Tratamentos Naturais Saúde Integrativa Fisica e Mental

Natucliica
Saúde Integrativa
Ir para o conteúdo
O que faz um psicanalista?
Embora a análise seja parecida com a feita na psicologia, na psicanálise o processo é mais longo. O profissional investiga a mente do paciente à procura de possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Um padrão de comportamento negativo pode estar associado a um evento esquecido, por isso, é necessário descobrir o que realmente se passou.

As sessões são geralmente de 50 minutos, realizadas entre três a cinco dias por semana. Durante este tempo, o paciente fala sobre as suas tormentas enquanto o psicanalista toma nota de padrões em seu discurso, linguagem não verbal, esquecimentos e tópicos que despertam desconforto.

Em seguida, o profissional faz uma série de questionamentos para encorajar o paciente a ter consciência de seus sentimentos e compreender ações comandadas pelo inconsciente. Ao longo dos encontros, ele desenvolve a autopercepção, sendo capaz de perceber seus processos mentais com mais clareza.
Não apenas situações, mas relacionamentos também possuem grande impacto em nossa percepção de vida e personalidade.
Podemos carregar sequelas de uma relação prejudicial do passado e, assim, sabotar nossos relacionamentos atuais. Esta pode envolver pais, parentes, amigos, professores e diversas dinâmicas sociais, não apenas parceiros românticos.
No fim do tratamento, o paciente deve ser capaz de lidar com acontecimentos do cotidiano com mais leveza e tranquilidade, sabendo que os aspectos que lhe perturbavam não são mais empecilhos no presente.
Porque os encontros são frequentes?
Para garantir que o profissional aprofunde-se no inconsciente do paciente, os encontros não possuem muito intervalo entre si. As conexões entre a mente consciente e inconsciente do paciente, neste curto período de separação, continuam frescas para as próximas sessões. Além disso, o paciente pode falar sobre acontecimentos mais recentes do cotidiano, possibilitando um acompanhamento mais vigoroso.
Porque há tanta conversa?
A psicanálise é conhecida como a “terapia da conversa”. Enquanto o paciente permanece deitado falando sobre diversos assuntos, inclusive temas aleatórios que nada tem a ver com seus problemas, o inconsciente se manifesta. Há um distanciamento mínimo do presente enquanto o paciente fala. É nesta pequena brecha que o conteúdo presente no inconsciente consegue chegar à superfície sem repressão.  
Por isso, o psicanalista passa a maior parte do tempo ouvindo com atenção. Ele precisa captar todos os detalhes da fala do paciente, inclusive os quase imperceptíveis. Só então ele faz a interpretação do que lhe foi dito.
Quais são as abordagens utilizadas nas sessões?
Há algumas técnicas específicas usadas durante os encontros, as quais foram criadas por Freud e perpetuadas por outros profissionais da área.
A associação livre é utilizada para que o paciente fale a primeira coisa que vier à mente. O profissional lê uma lista de palavras aleatórias e o paciente responde com uma palavra que acredita ser correspondente. Dessa forma, é possível acessar memórias reprimidas.
A interpretação dos sonhos é feita para identificar pensamentos inconscientes. Como o conteúdo dos sonhos quase sempre é de difícil interpretação, o psicanalista procura encontrar símbolos e padrões que façam sentido em meio ao surreal.
Outra prática é a transferência. Neste caso, o paciente transfere os sentimentos que possuía por uma pessoa do passado para outra do presente. Pode até ser feita entre o paciente e o profissional da psicanálise. Cabe a este identificar as características deste processo e quebrar o vínculo entre a memória e o presente.
Por fim, o psicanalista utiliza a técnica da interpretação. Através dela, consegue identificar pedaços importantes de informação que o paciente deixa escapar durante a sessão ao falar sobre assuntos aleatórios. A escolha das palavras e da frase é, então, analisada para desvendar quais sentimentos estão atrelados a elas.
Por exemplo, o paciente pode se referir ao trabalho como “um inferno” em vez de “ruim”, revelando um profundo sentimento negativo relacionado ao ambiente profissional.
O que o psicanalista pode tratar?
São diversos os transtornos mentais e as queixas do paciente em relação à saúde mental passíveis de tratamento por meio da psicanálise, como:
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do Estresse Pós-Traumático;
  • Fobias;
  • Crises de ansiedade;
  • Ataques de pânico;
  • Transtornos alimentares;
  • Insatisfação com a vida;
  • Baixa autoestima;
  • Problemas no relacionamento (ou relacionamentos em geral);
  • Problemas sexuais;
  • Comportamentos autodestrutivos;
  • Insônia;
  • Pensamentos suicidas;
  • Vícios.
Ou seja, os problemas são os mesmos dos tratados pelo psicólogo e o psiquiatra. A diferença reside na abordagem utilizada.
Quando procurar um psicanalista?
A qualquer momento!
Pessoas que buscam compreender suas próprias motivações e comportamentos em um nível mais profundo geralmente preferem este método de terapia. Por  exemplo, quem procura entender a raiz dos seus dilemas e não apenas as suas manifestações no dia a dia é um bom candidato para a psicanálise.
A psicanálise pode ajudar, principalmente, pacientes que passaram por experiências traumáticas e desejam se afastar do acontecimento através da ressignificação das memórias e emoções.
Psicanálise, psicoterapia, psiquiatria…
Quando a abordagem da psicoterapia ou da psiquiatria não é do agrado, é provável que a psicanálise possa satisfazer as necessidades do paciente.
Antes de tudo, é preciso estar ciente que memórias desagradáveis e dolorosas podem vir à tona, causando grande sofrimento. Talvez até os “segredos” familiares não notados pelo paciente enquanto criança, como casos de violência ou de vício na família, possam ressurgir e prejudicar o relacionamento com os familiares.
Por isso, você deve pensar muito em suas razões para procurar a psicanálise antes de iniciar o tratamento. Para tirar suas dúvidas, marque uma consulta para conhecer a psicanálise.
Como qualquer aspecto da vida, existem prós e contas e cabe a você decidir qual método de terapia poderá ajudá-lo a se autoconhecer, tratar transtornos mentais, superar traumas e vencer o medo.

Extraido: https://www.vittude.com/blog/psicanalista-o-que-faz-esse-profissional-de-saude/
Ligue e agende sua consulta.
NATUCLINICA-TRATAMENTO NATURAL EM SAÚDE INTEGRATIVA
+55 (99)  3525-1739
(99)99117-8437
Tratamentos naturais que equilibram
Rua Rui Barbosa nº 1420 - Juçara - Imperatriz - MA
Voltar para o conteúdo